sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O alerta provindo do xixi

O xixi pode ter 11 cores distintas! Veja o que isso significa [infográfico]

A urina que você produz é um grande indicativo de sua saúde. É sempre bom saber um pouco sobre isso
Por Daiana Geremias em 06/12/2013
O xixi pode ter 11 cores distintas! Veja o que isso significa [infográfico]
E aí, você já reparou na cor do seu xixi? Amarelo, é claro, ou amarelo-claro? Transparente? Mais escuro, meio cor de mel ou avermelhado? A cor da urina que produzimos, como você já percebeu, é algo que passa muitas vezes despercebido, mas não deveria ser assim, afinal ela é um bom indicativo de como anda a nossa saúde.
Se você é do tipo de pessoa que nunca repara nessas coisas, talvez esteja na hora de começar a perceber. Lembre-se: na dúvida, tome pelo menos dois litros de água por dia. Sempre.

Vida sob o gelo

Imagens de animal misterioso que vive sob gelo da Antártida são divulgadas

Poucas informações são conhecidas sobre essa estranha criatura, o que faz muitos biólogos pensarem em quantos outros animais desconhecidos ainda existem no mundo
Por Ian Castelli em 06/12/2013
Fonte da imagem: History Channel Imagens de animal misterioso que vive sob gelo da Antártida são divulgadas
O fundo dos oceanos e as regiões mais inóspitas do planeta Terra ainda reservam muitas surpresas para nós humanos, pois mesmo no século 21 ainda existem espécies que são completamente estranhas para os biólogos e os cientistas. Há algumas décadas, sob as camadas de gelo da Antártida, foi descoberto mais um exemplo de ser vivo capaz se adaptar e viver em um dos ambientes mais extremos do mundo. Contudo, somente agora ele está adquirindo maior visibilidade.
Essa criatura do tamanho de um camarão, como você pode conferir nas imagens, foi encontrada durante uma expedição ao continente congelado. O animal possui cerca de seis centímetros e uma impressionante mandíbula para o seu tamanho, com quatro presas afiadas. Além disso, o bicho possui uma espécie de cauda, como se fosse formada por alguns espinhos.
Fonte da imagem: Reprodução/History Channel
Fonte da imagem: Reprodução/History Channel
Fonte da imagem: Reprodução/History Channel
O nome do misterioso animal é Eulagisca gigantea e essas imagens foram divulgadas recentemente pelo site History Channel. E você, o que achou dessa criatura esquisita? Quem sabe o que mais pode habitar o fundo dos oceanos e os lugares isolados...

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Humanos, um mosaico de espécies

Estudo revela que nossos ancestrais se reproduziram com espécies diferentes

Descoberta foi feita através da análise de genomas de humanos de 30 mil anos atrás
Por Claudia Borges em 21/11/2013 
 
Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News Estudo revela que nossos ancestrais se reproduziram com espécies diferentes
Os genomas antigos de um Neandertal e de um grupo humano arcaico diferente, os Denisovans, foram apresentados em uma pesquisa no último dia 18 de novembro em uma reunião na Royal Society, em Londres.
O estudo sugere que eles resultam do cruzamento entre os membros de diversos grupos humanos antigos que viviam na Europa e na Ásia há mais de 30 mil anos, incluindo um ancestral ainda desconhecido da Ásia.

Espécie misteriosa

De acordo com a revista Nature, o novo genoma Denisovan indica que esta população enigmática convivia com as outras. David Reich, um geneticista evolucionário da Escola de Medicina de Harvard, disse na reunião que eles cruzaram com neandertais e com os ancestrais das populações humanas que vivem agora na China e em outras partes do leste da Ásia, além de populações da Oceania.
Local das escavações na caverna de Denisova, na Sibéria Fonte da imagem: Reprodução/Nature
Reich disse que os novos genomas estudados indicam que os Denisovans cruzaram com outra população extinta de humanos arcaicos que viviam na Ásia, mais de 30 mil anos atrás, que não é nem humana nem neandertal. É aí que fica o mistério.
A reunião do Royal Society foi repleta de suposições sobre a verdadeira identidade dessa população de seres humanos. "Nós não temos a menor ideia", disse Chris Stringer, um paleontólogo do Museu de História Natural de Londres, que não estava envolvido no trabalho.
Ele especula que a população poderia estar relacionada com o Homo heidelbergensis, uma espécie que deixou a África cerca de meio milhão de anos atrás e, mais tarde, deu origem aos Neandertais na Europa.

Diversidade genética

"O que o resultado sugere é que nós observamos um mundo parecido com o do filme ‘O Senhor dos Anéis’, em que havia muitas populações de hominídeos diferentes", disse Mark Thomas, geneticista evolutivo da Universidade de Londres (que também não estava envolvido no estudo), fazendo uma comparação com a famosa saga do cinema.
O primeiro Neandertal e as sequências do genoma Denisovan revolucionaram o estudo da antiga história humana, porque eles mostraram que estes grupos cruzaram com humanos anatomicamente modernos, contribuindo para a diversidade genética de muitas pessoas vivas hoje. Todos os seres humanos cuja ascendência se origina fora da África devem cerca de 2% de seu genoma ao Neandertal.
Além disso, certas populações que vivem na Oceania, como os aborígenes australianos, têm cerca de 4% do seu DNA resultante de cruzamentos entre seus antepassados ​​e Denisovans, que foram nomeados após serem descobertos na caverna nas montanhas Altai, na Sibéria. A caverna contém restos humanos datados de 30 a 50 mil anos atrás.

OVNIs no Norte do País

Você já ouviu falar do misterioso "Fenômeno Chupa-Chupa"?

Conheça o intrigante caso de OVNIs que atacaram habitantes da região amazônica na década de 70 com feixes de luz hostis
Por Maria Luciana Rincon em 27/11/2013
Você já ouviu falar do misterioso "Fenômeno Chupa-Chupa"? Fonte da imagem: shutterstock
Apesar do nome engraçado — que provavelmente fez você pensar em alguma besteirinha —, o Fenômeno Chupa-Chupa aterrorizou bastante gente e inclusive foi publicamente investigado pela Força Aérea Brasileira. Ele se deu no final da década de 70 principalmente nos arredores de Belém e no delta do Amazonas, e envolveu o avistamento de objetos voadores não identificados que supostamente atacaram cerca de 40 pessoas com feixes de luz.
O caso foi identificado pela FAB como “Operação Prato” e, de acordo com as testemunhas — que são muitas! —, os eventos duravam de semanas a meses inteiros e ocorreram durante vários anos. Atualmente, há quem acredite que os ataques continuem acontecendo, embora hoje em dia eles sejam menos frequentes e intensos do que antigamente.

Seres alienígenas

Fonte da imagem: Reprodução/Ufo
Segundo contam as pessoas que presenciaram os contatos, a atividade ocorria principalmente à noite. As supostas naves emitiam luzes e foram descritas como objetos de aparência cilíndrica, sendo que algumas eram circulares e outras poucas teriam o formato parecido ao de um peixe. As vítimas afirmam que o feixe tinha efeito paralisante e provocava sintomas como fraqueza, dores pelo corpo, vertigem, tremores, sonolência, queda de cabelo e rouquidão.
Fonte da imagem: Reprodução/Arquivo UFO
Outro fato curioso é que as vítimas — 70% delas mulheres — apresentavam em comum uma queimadura de primeiro grau no tórax com aproximadamente 15 centímetros. Além disso, os afetados acreditavam que durante os ataques seu sangue e energia vital eram sugados — daí o nome “Chupa-Chupa” —, e alguns dos atingidos chegaram a morrer alguns meses depois dos contatos.
Uma das testemunhas contou que foi atacada enquanto dormia em uma rede. Ela teria sido acordada por um feixe de luz verde que passou para a cor vermelha, o qual teria sido disparado por um homem empunhando uma espécie de pistola e vestido com roupa de mergulho. O ser teria atirado contra o peito da vítima três vezes e, segundo ela, a sensação era a mesma de ser atingida por agulhas. Além de ficar paralisada, ela se lembra de ter sentido muita sede.

Relatos de peso

Dra. Wellaide Cecim Carvalho Fonte da imagem: Reprodução/Ufo
A médica da comunidade — Dra. Wellaide Cecim Carvalho — atendeu muitas das vítimas e contou que chegou a enviar diversos relatórios para a Secretaria Executiva de Saúde informando sobre o caso. Segundo ela, as queimaduras apresentadas pelos atingidos pareciam sofrer necrose instantaneamente, uma característica incomum, já que esses ferimentos normalmente passam por esse processo 96 horas após serem provocados.
Além disso, Dra. Wellaide afirmou que as vítimas apresentavam pequenos machucados nos braços pelos quais se acreditava que o sangue era supostamente sugado, e diagnosticou que muitas apresentavam níveis de hemoglobina reduzidos. A médica afirmou ainda que foi instruída a não revelar que algo muito estranho estava ocorrendo na região, sendo forçada pelas autoridades a convencer as vítimas de que elas sofriam de um quadro de alucinação coletiva.
Até hoje a Força Aérea Brasileira não reconhece o Fenômeno Chupa-Chupa como um evento associado a seres extraterrestres, provocando a indignação das testemunhas e demais envolvidos, que insistem que o caso não estava relacionado com humanos. Abaixo você pode conferir um episódio apresentado pelo History sobre a Operação Prato, repleta de relatos, detalhes e dramatizações sobre este intrigante caso:

O céu está matando...

Cuidado com as cabeças! Satélite vai cair na Terra, mas ninguém sabe onde

Fragmentos de equipamento europeu devem atingir alguma parte do planeta nos próximos dias
Por Maria Luciana Rincon em 08/11/2013
 
Fonte da imagem: NASA Cuidado com as cabeças! Satélite vai cair na Terra, mas ninguém sabe onde
De acordo com uma notícia publicada pelo The New York Times, um satélite de origem europeia, lançado em órbita em 2009 para realizar um mapeamento detalhado do campo gravitacional da Terra, deve cair em algum ponto do nosso planeta nos próximos dias. É esperado que o impacto ocorra entre domingo e segunda de manhã. Contudo, ninguém sabe dizer qual será o local exato.
Segundo a publicação, o equipamento pesa uma tonelada e, ao entrar na atmosfera, será destruído. Entretanto, estima-se que um número entre 25 e 45 fragmentos cheguem inteiros à superfície, e os de maiores dimensões podem chegar a pesar mais de 90 quilos. E não pense que é bom ficarmos alertas apenas dessa vez: só durante este ano, cerca de 100 toneladas de “entulho” espacial deve cair do céu, também com pontos de impacto incertos!

Cai, cai...

Fonte da imagem: Reprodução/The New York Times
O satélite ficou sem combustível no mês passado e, desde então, vem caindo cerca de 4 quilômetros por dia. Até a última quarta-feira, o equipamento se encontrava a mais de 180 quilômetros de altitude e realizava uma volta ao redor do planeta a cada 88 minutos, com uma órbita cuja trajetória passa quase diretamente sobre os polos. Isso significa que, conforme a Terra gira, o satélite vai passando sobre quase todos os lugares do planeta.
Embora não existam casos registrados de pessoas que foram feridas por fragmentos desse tipo — e o risco de que os que cairão do céu nos próximos dias atinjam alguém seja muito pequeno —, a possibilidade de que isso ocorra não pode ser descartada. Os engenheiros acompanhando a queda do satélite poderão determinar uma área aproximada de impacto conforme o equipamento se aproxime da superfície, e só nos resta torcer para que não seja sobre as nossas cabeças.

Tomatata

Cientistas criam planta capaz de produzir tomates e batatas ao mesmo tempo

Batizada de TomTato, a novidade deve começar a ser produzida em grande escala no Reino Unido
Por Maria Luciana Rincon em 30/09/2013
Fonte da imagem: pixabay Cientistas criam planta capaz de produzir tomates e batatas ao mesmo tempo
De acordo com a BBC, a companhia de horticultura Thompson&Morgan do Reino Unido desenvolveu uma planta capaz de produzir tomates e batatas ao mesmo tempo, através de uma técnica conhecida como “enxertia”. Batizadas de “TomTato” — de “tomato” e “potato”, em inglês —, os responsáveis pela novidade garantem que não se trata de um híbrido geneticamente manipulado, e a intenção é a de que as plantas sejam produzidas em grande escala.
Fonte da imagem: Reprodução/BBC
Segundo a publicação, esse tipo de planta já havia sido desenvolvido anteriormente, mas com baixo grau de sucesso com relação ao sabor dos frutos produzidos. Contudo, nos últimos anos a enxertia — que basicamente consiste em unir os tecidos de duas espécies de plantas diferentes através de enxertos — passou por vários avanços, resultando na melhora da qualidade da produção.
Conforme explicaram os criadores, o desenvolvimento da TomTato demorou dez anos, já que os caules das duas plantas devem apresentar o mesmo diâmetro para que a enxertia funcione. Os desenvolvedores acreditam que as plantinhas podem se tornar um grande sucesso, especialmente entre aqueles que não têm muito espaço, mas gostariam de cultivar suas próprias hortas no quintal.

Tomate astronauta

Inacreditável! Tomate foi parar no espaço e está orbitando a Terra

Há duas semanas, o fruto fresco passeia ao redor do planeta a uma velocidade de 27 mil quilômetros por hora
Por Fabrízia Ribeiro em 27/11/2013
 
Fonte da imagem: Reprodução/Twitter Inacreditável! Tomate foi parar no espaço e está orbitando a Terra
Eu sei que é difícil acreditar, mas a imagem que você vê acima não é uma montagem. Sem retoques, a fotografia divulgada pela mídia internacional revela que um tomate está orbitando o planeta neste exato momento.
A uma altura de 370 quilômetros de nossas cabeças, o fruto viaja a uma velocidade de cerca de 7,5 quilômetros por segundo, ou seja, 27 mil quilômetros por hora. Mas a pergunta que não quer calar é: como esse tomate foi parar no espaço?
Se você imaginou que o pessoal da Estação Espacial Internacional está ajudando algum governo a realizar testes para avaliar a eficácia do cultivo de tomates no espaço, você errou. Na verdade, o alimento foi enviado junto com os astronautas no último voo da Soyuz TMA-11M, que aconteceu duas semanas atrás.
Quem compartilhou a imagem foi o astronauta Koichi Wakata, que twittou a seguinte frase junto com a imagem: “Um tomate fresco para o jantar nos faz felizes no espaço”.
Fonte da imagem: Reprodução/Twitter

Nova Era Glacial

Preparem seus casacos: cientistas russos preveem início de nova era glacial

Pesquisadores afirmam que a partir do ano que vem a temperatura no planeta deve entrar em uma fase de queda gradual
Por Maria Luciana Rincon em 27/11/2013
 
Preparem seus casacos: cientistas russos preveem início de nova era glacialSe você adora sol, calor e praia, não vai gostar muito da previsão apresentada por uma dupla de cientistas russos do Instituto Gazprom VNIIGAZ. De acordo com a Global Warming Policy Foundation, Rauf Galiulin e Vladimir Bashkin afirmam que no ano que vem a Terra entrará em uma fase de queda gradual de temperatura que deve culminar dentro de um período de 50 anos, resultando em uma nova era do gelo.
Segundo a publicação, os pesquisadores afirmam ainda que, ao contrário do que ditam todas as teorias relacionadas ao aquecimento global, a ação dos humanos exerce pouca influência sobre o clima do planeta. Conforme explicaram, a variação da temperatura estaria associada aos ciclos de atividade solar, que deve sofrer uma redução.
A nova “era do gelo” deve ter início em 2014, com uma queda de temperatura bem lenta em um primeiro momento. No entanto, depois de algumas décadas, a diminuição será mais ativa. Por certo, de acordo com uma matéria publicada pelo Times, a baixa atividade do ciclo solar atual — o chamado “Ciclo 24” — vem deixando alguns cientistas intrigados, além de despertar questões sobre quais podem ser as consequências disso para o nosso planeta.

Calmaria solar

Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News
Os ciclos solares têm duração de aproximadamente 11 anos, e os períodos de atividade mais intensa são marcados pelo surgimento de manchas solares. Além disso, normalmente ao final do ciclo ocorre a inversão dos campos magnéticos do Sol, quando se observa uma mudança de polaridade — quase sempre simultânea — entre os hemisférios norte e sul. Durante a inversão, a força do campo magnético fica perto de zero, voltando ao normal depois da troca.
Contudo, os astrônomos observaram algo diferente neste ciclo. A polaridade do hemisfério norte sofreu inversão há vários meses, apresentando, portanto a mesma polaridade do que o hemisfério sul. E mais: a incomum calmaria observada na superfície do Sol durante este último ciclo — com um número de manchas inferior à metade da média registrada nos últimos 250 anos! — levou alguns cientistas a sugerir que este pode ser o início de um período de baixa atividade.
De acordo com a Times, a última vez que isso aconteceu foi entre os anos de 1650 e 1715, durantes os quais quase nenhuma mancha solar foi observada. Coincidentemente, nesse período ocorreu uma drástica queda das temperaturas no planeta, provocando o que ficou conhecido como a “Pequena Era do Gelo” na Europa e América do Norte. Estariam os cientistas russos corretos em sua previsão?

Polêmica

Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News
Para os pesquisadores russos, que afirmam que o aquecimento global não é resultado de atividades humanas, toda a polêmica sobre as mudanças climáticas não passa de exagero e de pura conspiração. Conforme alegam, o objetivo é o de desacelerar o consumo de gás natural, carvão e petróleo — três combustíveis essenciais em nossas vidas — para que, então, se possa controlar o seu preço de mercado.
Aliás, Galiulin e Bashkin não são os únicos a defender essa teoria, e declarações semelhantes foram feitas por outro cientista russo — Jabibula Absusamatov, membro da Academia Russa de Ciências e diretor do setor de Investigações Espaciais do Observatório de Pulkovo —, que alertou que a diminuição de temperatura provavelmente afetará a todo mundo.
Os defensores do aquecimento global, também acreditam que a baixa atividade solar possa afetar o clima do planeta, embora não pensem que estamos prestes a testemunhar uma nova era do gelo. Afinal, para eles, apesar de o ritmo aparentemente ter caído, as temperaturas não param de subir.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O Que Comemos

7 fatos que você não vai gostar de saber sobre alimentos industrializados

Confira algumas curiosidades sobre o processo de produção de produtos que compramos nos mercados
Por Maria Luciana Rincon em 30/10/2013
Fonte da imagem: shutterstock 7 fatos que você não vai gostar de saber sobre alimentos industrializados
Quando vai ao mercado e percorre os corredores, você se pergunta como é que a maioria dos alimentos que estão ali foram produzidos? Muitos deles são fabricados através de processos que deixariam muita gente surpresa — e até assustada! —, sem contar alguns ingredientes estranhos que são usados em suas formulações.
O pessoal do site BuzzFeed publicou uma interessante matéria com algumas curiosidades sobre alimentos que normalmente encontramos nos mercados, e nós selecionamos sete desses produtos para você conferir:

1 – Vermelho e rosa

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
A maioria dos alimentos de coloração vermelha ou rosa tem esse tom graças ao uso de um corante chamado carmim ou ácido carmínico, que é obtido a partir de um inseto chamado cochonilha.

2 – Soltinho

Fonte da imagem: Reprodução/Abacás
O queijo ralado que compramos embalado nos mercados é misturado com celulose, ou seja, com “polpa de madeira refinada” para evitar que ele fique empelotado.

3 – Batismo

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Muitos dos azeites de oliva extra virgem importados contam com óleos mais baratos — feitos à base de nozes ou sementes — misturados em sua formulação.

4 – Meleca

Fonte da imagem: pixabay
As salsichas são recheadas com uma — pouco atraente — mistura de gordura, amido e retalhos de carne, além de contarem com corantes, conservantes e flavorizantes na receita.

5 – Sabor perfeito

Fonte da imagem: pixabay
Os sucos de laranja em caixinha são processados com flavorizantes — feitos à base de óleo e extrato da fruta — para assegurar que todas as unidades tenham exatamente o mesmo sabor, independente da laranja com a qual são produzidas.

6 – Cremoso

Fonte da imagem: pixabay
Muitos fabricantes de sorvete usam um extrato de algas marinhas chamado carragenina como estabilizante e espessante de seus produtos.

7 – Integral, semi ou desnatado

Fonte da imagem: pixabay
Quase todo o leite comercializado hoje em dia é feito através da combinação, aquecimento, homogeneização e reembalagem do leite proveniente de centenas de vacas. Além disso, para se para obter as opções integral, semi ou desnatada, primeiro o leite é colocado em uma enorme centrífuga para separar seus componentes — gordura, proteína e outros resíduos —, que depois são recombinados em proporções específicas.

sábado, 2 de novembro de 2013

PT e PSDB - PSB à espreita

A Dilma e o PE têm que sair do poder. O PT está lá há 10 anos e nada mais fez senão transformar o Brasil num cemitério d'obras. Na gestão de FHC demos vários NÃOS aos EUA, ganhamos prêmios por  tecnologia, tínhamos o projeto GENOMA e lançávamos foguetes e satélites. Conseguimos comprar tecnologia nuclear para submarinos e iríamos reaparelhar nossas forças armadas - é uma vergonha um País como o nosso ser um dos maiores e melhores fabricantes bélicos do mundo e vivermos mendigando tecnologia aos EUA . Únicas tecnologias que o PT vê são o petróleo, que vende de graça e os estaleiros com motor importado. Já temos tecnologia para fabricar turbinas há mais ou menos 10 anos e cadê que o PT investe nisso? Vamos continuar a depender dos outros assim, é? Admitimos que o PT trouxe várias outras melhorias, tais como 39 milhões de empregos, milhões de pessoas saíram da linha da pobreza absoluta, salários relativamente bons, diminuição do déficit habitacional, acesso das minorias pobre e negra à Universidade... Mas sem investimento em ciência e tecnologia não vamos poder ir muito longe, não. Não adianta abrir várias Universidades e deixá-las surradas, como está a UAG, unidade da UFRPE, que nem o hospital veterinário está funcionando para a prática dos alunos de Medicina Veterinária e Zootecnia. Não adianta tentar industrializar o País sem ter profissionais (engenheiros) à disposição. Não adianta construir casas populares e deixar os moradores vivendo na lama por falta de saneamento básico... Daí vemos que todos os projetos são eleitoreiros e não para o povo. É o que chamamos POLÍTICA DE GOVERNO, de quando deveria ser POLÍTICA DE ESTADO.

Povo brasileiro, não vamos ser leões agora, quando lutamos por um País melhor e imbecis na hora de votar. Prestemos atenção. Se, como dizem alguns, não há político correto, votemos nos menos errados!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Desabafo contra as empresas de transporte aéreo

       Não sabemos o porquê das passagens aéreas têm essa palhaçada de aumentar e diminuir. Vimos que de CPV a GRU no dia 21 de dezembro estava bem abaixo de R$ 400,00 às 19hs. Às 22h30min já estava acima de R$ 400,00. Por que que essas porcarias dessas passagens aéreas não são tarifadas como as dos ônibus. E qual a diferença de ir de CPV para GRU e voltar? A porcaria da quilometragem é a mesma, não? Para ir é 400,00. Para voltar é mais de mil e cem... Por isso que ainda tem gente que prefere o terrestre e os clandestinos sobrevivem. É hora de o governo intervir e acabar com essa safadeza, essa palhaçada sem graça. Isso só enriquece esses palhaços desses donos/presidentes de empresas aéreas. Só no Brasil que a merda corre solta e desmandada. Tudo por conta de um governo frouxo como o da Dilma e o PT. Depois que o PT assumiu o "trono" não investimos acirradamente na tecnologia como no governo do FHC e PSDB. Somos a favor do PSB de Eduardo, apesar de a imprensa não poder ser parcial. Mas o certo é certo. No tempo de FHC ganhamos quatro prêmios por descoberta tecnológica. E na década petista nem sonhamos com isso. Leitor, pense no desenvolvimento de Pernambuco, já que teremos um candidato nosso à presidência. Vejam como o fraco governo da Dilma não consegue ao menos elevar o crescimento do PIB e mascara a inflação, enganado a sociedade brasileira que já está cansada de mentiras e falsas promessas.
       Outra coisa a se observar é o número de obras inacabadas, das quais muitas precisam ser destruídas para recomeçar o trabalho. É dinheiro nosso sendo jogado fora deliberadamente. Como diz o Bóris Casoy: "Isso é uma vergonha"!

sábado, 10 de agosto de 2013

Novos produtores de eventos

Os alunos do curso de Produção de Eventos do SENAC-Garanhuns vão produzir um evento em nossa cidade, no mês de outubro, e querem saber qual você gostaria que fosse:
a) Desfile Miss Universitária
b) Rave, A famosa reive, uma festa com DJ (uma balada)
c) Baile de máscara
d) Festa a fantasia

Opinem! Sua avaliação será de muita valia!!

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Geleiras derretem na Antártida e revelam pirâmides misteriosas

Fonte da imagem: Reprodução/Flickr 


 Sob o gelo, cientistas descobriram construções impressionantes que podem ter sido feitas por mãos humanas.

Três pirâmides antigas foram descobertas na Antártida por um grupo de pesquisadores europeus e americanos. Duas delas estão localizadas cerca de 16 quilômetros adentro do continente, enquanto a terceira está bem próximo à costa.
A notícia não é exatamente uma novidade, já que as primeiras informações sobre o descobrimento das misteriosas pirâmides foram divulgadas na mídia ainda no ano passado. Também circularam pela internet algumas fotos das construções e comentou-se que as estruturas poderiam servir de evidência para a teoria de que um dia o continente ofereceu condições climáticas para que alguma civilização pudesse se desenvolver na região.

Últimas notícias

No momento, ainda sabe-se pouco sobre as curiosas construções que surgiram sob o gelo e a equipe de cientistas se mantém em silêncio quanto à descoberta. A única informação liberada por eles é que uma nova expedição está sendo organizada para que eles possam investigar melhor as pirâmides.
Apesar de não divulgarem quando voltarão à Antártida, sabemos que o principal objetivo dos pesquisadores é determinar se as construções são artificiais ou naturais. Caso fique confirmado que mãos humanas construíram as estruturas, esse fato pode suscitar uma revisão da história da humanidade.



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Colégio Quinze - Qualidade do Ensino Particular

É com muito pesar que redigimos essa matéria. Sabemos que o Colégio Quinze de Novembro é duma qualidade excelente, pelo menos é o que pensamos. Porém nossa redação recebeu denúncias de alunos cursantes de um dos "segundo ano". Segundo os relatos, o referido órgão não tem mais professor certo para as matérias de Química e Inglês. Só no corrente ano foi trocado três vezes  o professor de Inglês e o que aí está não segue um programa padrão. Segundo uma aluna o professor chega na sala e diz: Hoje vamos estudar "tal" assunto. Além de não ter controle sobre os alunos e a conversa paralela tomar conta, atrapalhando os que querem alguma coisa  não há uma definição de trabalho. Parece não existir uma regra. A aluna diz que o professor tem muito conhecimento no idioma, porém para ele. Já o professor de química, por sinal muito competente em Física, dá umas enroladas em Química. Disse a aluna à RG. Na verdade, segundo os reclamantes, as mensalidades são caras e não estão sendo compensativas.

Damos nota que os alunos e seus referidos pais, que reclamam da qualidade e do alto custo das mensalidades, desejam não serem identificados.
Solicitamos que a direção da instituição entre em contato com a Revista Garanhuns para os devidos esclarecimentos - para isso basta deixar um comentário com a solicitação - ou anuncie uma medida perante suas turmas de segundo ano do Ensino Médio. Os alunos que desejarem contribuir com a resolução dos problemas, por favor deixem um comentário com a turma do segundo ano que está centralizado o problema. Situação lamentável!

Nossa opinião é: pagamos nossos impostos para termos SAÚDE, SEGURANÇA e EDUCAÇÃO. Esta última está melhorando. Exemplo disso é o CEEG. Hoje a melhor escola de Ensino Médio de Garanhuns. O centro educacional briga direto com qualquer entidade de ensino particular de nosso município. É até superior, em muitas áreas. Além do mais, há os cursos de idiomas que dão direito a até intercâmbio para EUA, Canadá e Espanha. E o melhor, tudo ago pelo governo do Estado. Soma-se a isso a facilidade de ingresso no Ensino Superior, com a lei dos 50% das vagas universitárias para alunos de escola pública. Grande parte dos alunos egressos do CEEG e aprovados em vestibulares o foram sem ao menos frequentar cursinho.

Perguntamos: Será o início da extinção do ensino particular nesse País e um ensino de qualidade na rede ública? Pelo menos para isso o governo do Estado de Pernambuco já deu os primeiros passos.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Mais uma sanfona chora a falta de seu dono


Imagens compartilhadas do Facebook
Texto de João Batista

O homem que começou a cantar na feira junto com os irmãos para ganhar o pão conseguiu despontar para o Brasil e ganhou o mundo. A partir de hoje vai fazer companhia a São Luiz Gonzaga e tocar para DEUS lá no céu! Agora é hora de homenageá-lo. Construir bem na entrada de Garanhuns um monumento do tamanho de sua importância. Cremos que se depender do Executivo atual, isso ficará só nos sonhos. O local ideal para o monumento seria entre o acesso à cidade (a via que passa por baixo, logo no início, em cima) e o viaduto.
Vamos ver se o governo municipal terá a sensibilidade e a competência de fazer algo para homenagear uma das maiores figuras da história da nossa terra.
Obrigado, Dominguinhos por ter levado o nome de Garanhuns para o mundo. Gratos estamos por você ter cantado a nossa história. Muito lhe agradecemos por você ter escolhido nossa terra para nascer! De luto estamos por você não estar mais entre nós, mas temos a certeza de que você está, ao lado de Luiz Gonzaga, seu grande parceiro aqui na Terra, cantando para o PAI dos Pais.

Boa sorte, Dominguinhos! Vá em paz e leve muita alegria aos lugares por onde você passar e para onde você for! Vai na Santa Paz de DEUS!

sexta-feira, 12 de julho de 2013

ITPAC-FAMEG, Oito anos para se formar médico & Médicos estrangeiros

 ITPAC-FAMEG

Ninguém tem o direito de tirar os sonhos dos outros. Bloquear a FAMEG é esvair os sonhos de quem sonha em um dia salvar vidas. Mantê-la sem autorização é desfalecer um desejo de gerações.

Todos pela FAMEG.
Todos por um sonho.

Médicos estrangeiros

Já realizei o meu, agora luto pelo dos outros com os outros, pois na hora que vc sonha e realiza esse sonho, tem q ser humano para, em equipe, realizar os sonhos de outrem.

Oito anos para se formar médico

Isso tornará o médico mais humano, já que uma grande parte é de trogloditas que se acham deuses. Por outro lado, o governo é o principal vilão histórico por não equipar os hospitais públicos como deveria.
Contratar médicos estrangeiros é um sinal de falência do nosso sistema. Os médicos que virão ao País serão aqueles que nem de lavador de pratos conseguem emprego, pois nenhum médico bom e que se preze irá trabalhar nas condições oferecidas por aqui. Por isso sim à revalidação intermediária, aquela que não dá ao profissional o direito de abrir clínica própria. A menos que se naturalize, claro!

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Híbrido de trem e avião pode agilizar transporte aéreo


Conceito da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, promete acabar com as filas e atrasos em aeroportos 

por Luciana Galastri


Viajar de avião, hoje, é uma experiência trabalhosa: o passageiro precisa se deslocar, na maioria dos casos, a áreas remotas de sua cidade, enfrentar filas, atrasos e, claro, não podemos deixar de citar o preço abusivo do café e do pão de queijo. Tudo isso faz com que uma viagem aérea, que deveria ser ágil e prática, se transforme em uma atividade cara e demorada. E, com a popularização das tarifas das empresas aéreas e com uma quantidade maior de passageiros, estes problemas tende a se agravar.
Pensando nisso, engenheiros da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça criaram um conceito para um novo tipo de transporte - o Clip-Air, um híbrido de avião com trem. O passageiro embarca em um terminal similar ao de um metrô e entra em um vagão determinado. Este vagão, por sua vez, anda sobre trilhos e, durante o percurso, é acoplado por uma aeronave que levanta vôo. Capaz de levar até três vagões por vez, o veículo pousa sobre trilhos na cidade de destino e libera os vagões. E, assim como no metrô, eles param em diversas estações - basta que o passageiro desembarque na mais próxima. Ou seja, o aeroporto, em si, seria desnecessário. 

Os vagões, ou ‘cápsulas’, medem 30 metros e possuem capacidade de 450 passageiros por vez, barateando os custos das viagens e tornando as naves mais eficientes. Afinal, pelas cápsulas serem independentes uma das outras, a necessidade da aeronave fazer escalas demoradas em aeroportos seria suprimida. A nave desce, libera a cápsula sem, necessariamente parar, e parte para a próxima estação, podendo até se ligar a uma nova cápsula na mesma parada. Com esse esquema, o combustível também poderia ser economizado e, pelo design modular da estrutura, o espaço de ‘estacionamento’ também seria menor.

Segundo o gerente do projeto, e engenheiro da EPFL, Claudio Leonardi, a tecnologia atual e os motores existentes já permitem o estudo mais aprofundado do conceito. “Sim, adaptações seriam necessárias, mas é possível pensar no Clip-Air com o mesmo tipo de motor do que os usados em aviões hoje - isso também permitiria que o Clip-Air viajasse com a mesma velocidade”, explica.

Apesar da tecnologia para tornar o projeto viável já existir, Leonardi conta que, idealmente, os motores do Clip-Air queimariam menos combustível e aceitariam fontes alternativas de energia. “Hoje nossos estudos mostram que o veículo queimaria um pouco menos de combustível para fazer um trajeto de 400km. Mas queremos que ele voe também com outros tipos de combústível - a flexibilidade é a beleza do conceito”, afirma.

Mas os vagões e as asas em si não seriam a únicas estruturas necessárias para viabilizar o Clip-Air - cidades que adotassem o sistema de transporte aéreo também precisariam de trilhos que suportem os vagões e que passem por áreas amplas o suficiente para permitir o pouso e a captura deles pela aeronave. De acordo com Leonardi, inicialmente o projeto previa trilhos maiores, mas, agora, engenheiros estudam fazer com que os vagões andem sobre o mesmo padrão de trilhos do que trens e metrôs comuns, podendo utilizar estruturas já existentes.  

Austrália reconhece oficialmente declínio da Grande Barreira de Corais

Com degradação, estado da barreira é considerado 'medíocre'.
Unesco estuda incluí-la na lista de áreas em perigo.

 Foto sem data recebida pelo Instituto Australiano de Ciência Marinha em outubro de 2012 mostra corais sem cor na Grande Barreira de Corais australiana (Foto: Ray Berkelmans / AIMS / AFP)

A Austrália reconheceu oficialmente nesta quarta-feira (10) a degradação da Grande Barreira de Corais, que tem estado classificado atualmente como "medíocre" e que a Unesco ameaça incluir na lista de áreas em perigo.
O ministro do Meio Ambiente, Mark Butler, divulgou um relatório que reconhece a alteração regular do recife de corais desde 2009 em consequência dos ciclones e inundações, apesar da redução da poluição agrícola.

"Os episódios climáticos extremos têm impacto significativo sobre o estado geral do meio ambiente marinho, que declinou de mediano a medíocre", afirma o documento.
Os ecossistemas de recife apresentam "uma tendência à degradação de seu estado pela qualidade da água, que continua sendo ruim, e ao aumento, em frequência e intensidade, dos acontecimentos (meteorológicos) extremos", completa.

Os resíduos de nitratos (-7%), de pesticidas (-15%), de sedimentos (-6%) e de outros fatores que contaminam a área registraram queda, o que também reduziu a presença de uma estrela-do-mar que devora o coral.
A Grande Barreira de Corais, que está lista de patrimônio mundial da Unesco desde 1981, perdeu mais da metade dos corais nos últimos 27 anos.

  A barreira tem 345.000 km2 ao longo da costa australiana.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Muda, Brasil!

Vemos essas MANIFESTAÇÕES como desacomodação do povo brasileiro, povo sofrido que passou 11 anos calada (desde a queda de Collor em 1992) e agora resolveu gritar - salvo os vândalos que se aproveitam da situação para depredar o que não tem nem a ver (e mesmo que tivesse, é patrimônio e o detentor suou para conseguir, se for público pior, pode até ter custado a vida de alguém). Desde o Império que vivemos um situação desconfortável e desconfortante. Agora é a Revolução Brasileira. Daqui pra frente os políticos em geral vão pensar duas vezes antes de se candidatar a um cargo público, pois será de tamanha responsabilidade. Adeus, País desgovernado! Adeus corrupção! Adeus, impunidade! O povo agora acordou! E por fim, adeus velha Dilma! Atualize-se, presidenta! O Brasil, que estava eternamente deitado em berço esplêndido viu que o berço era de prego e, gritou! E vai gritar muito mais, como diz o Pr. Silas Malafaia. O Arnaldo Jabor, que antes criticou, agora está do lado do povo (Jornal da Globo de 18 de junho de 2013)! Em Garanhuns a Manifestação será quinta às 16hs, em frente ao Parque Euclides Dourado! Vamos lá! Vamos em busca  de um novo Brasil!

Vai aqui o nosso desabafo: Chega de monopólio no transporte urbano. Chega de esperar 30 minutos ou mais por um transporte que deveria passar - pelo horário da própria empresa - a cada dez minutos. Que a AMTT assuma a bilhetagem eletrônica. Que os grandes empresários deixem nossa cidade crescer - se não têm competência, meu, fechem as portas e vão embora. cremos que a falta de vocês que travam nosso desenvolvimento não vamos sentir. Muito pelo contrário, vamos é respirar aliviados. - chega de executivo fraco. Dia 20, quinta-feira, às 16 horas no parque Euclides Dourado com a Manifestação Chega de Pilantragem!


 




Pagamos nossos impostos para termos saúde, educação, segurança, saneamento básico, transporte, assistência... E tudo isso com qualidade. A Revista Garanhuns APOIA esse movimento e com louvor e participação!

Scratsch... Scratsch... Escabiose (Sarna)



A escabiose é uma zoonose, isto é, uma doença contagiosa e que passa do animal para o ser humano e do ser humano para o animal. É  provocada por ácaros microscópicos (Sarcoptes scabiei ou Notoedres cati) - primeira é a variedade canina e a segunda, felina - que vai fazendo túneis por sob a pele, - nas camadas mais profundas, para sermos exatos - daí o motivo do prurido (coceira). Em felinos o parasitamento é mais comum por ser o felino independente e andarilho. Infectado, o gato transmite para todos da casa seja outro gato, cachorro e até o ser humano. Os principais sintomas são coceira intensa e perda de pelos, além de ferimentos e, numa fase mais avançada, as crostas. O tratamento em animais é feito por loção, sarnicida ou ivermectina (injetável). Em seres humanos, o tratamento é também com ivermectina, porém em vários casos é acompanhado pela ebastina (ebastel). Há uma dosagem para cada peso. Portanto, o profissional de saúde é quem deve prescrever a medicação, pois há dermatoses (dermatopatias) que confundem o leigo. Tanto que na veterinária há que se fazer a raspagem de uma das áreas infectadas para se ter a certeza da contaminação pelo ácaro e cada infecção está em um nível de gravidade diferente. A dosagem que serviu para o animal do seu vizinho pode não dar para o seu ou ser superior, podendo vir a ser insuficiente, fortalecendo a colônia ou a causar efeito colateral. A escabiose (sarna) humana é causada também pela Sarcoptes scabiei, porém da variedade hominis, mas isso não deixa o ser humano livre da Sarcoptes scabiei.


Após a identificação, iniciam-se os tratamentos, mas devemos lembrar que há também os lugares onde os animais de estimação dormem. Esses também têm de ser higienizados.


Otodectes cynotis ou Sarna do ouvido


Aloja-se na orelha interna (ouvido) do animal e causa bastante irritação. Os principais sintomas são: cerúmen de cor achocolatada e/ou pontinhos escuros na região interna da orelha além de otite (ferimento) e dor.


Demodex gattoi ou gatti e Demodex cani, a Sarna demodécica


É conhecida por sarna vermelha, demodicose ou demodicicose. Todo o mnimal a tem, porém nem todos a desenviolve. Essa variedade espera uma redução de imunidade momentânea do animal para evoluir para uma infecção. Geralmente é localizada, podendo se espalhar pelo corpo (apenas uma evolução da localizada). Porém, esse tipo não é um zoonose, isto é, não há registro de infecção em humanos. O animal desenvolve a dermatite entre seus primeiros 6 (seis) meses de vida ou após os 5 (cinco) anos de idade devido à imunossupressão que acomete os canídeos a partir dessa idade. Porém nem todos. Apenas aqueles que têm uma falha genética. Esses animais que têm essa falha genética não devem ser utilizados para reprodução, sendo necessária, se possível, sua castração, pois é hereditário, isto é, passa de pai para filho.


De todas a variações de sarna, as Demodex são as únicas que não são zoonoses, isto é, não acomete o ser humano. Portanto fique atento ao comportamento do seu animal e leve-o regularmente ao médico veterinário. Lembre-se, animal não é uma bolinha de pelos, é uma vida e requer cuidados. Se não pode dar a dignidade que ele merece doe-o para quem pode. Animal requer carinho, amor e atenção, além, é claro, de saúde. Animal também sente a rejeição, o abandono e o maltrato, entristece, deixa de comer e pode até vir a morrer de desgosto. Conscientize-se e seja realmente humano!

sábado, 18 de maio de 2013

Furos nas novelas da Globo

Sangue Bom: Verônica foi ao aeroporto, de TÁXI e, ao chegar lá, percebeu que não estava com sua carteira. Voltou para pegar e flagrou Natan com a Bárbara. Moral da história o táxi: quem o pagou?
Salve Jorge: Vários personagens ficaram sem um final definido: a Irina, o Russo, a Rosângela... Para onde eles foram?

Texto de Maria Erivânia e João Batista

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Arquitetura moderníssima

Na rua do Sossego há um marco da arquitetura moderna e atual da nossa cidade. Só resta saber para onde vai e qual a serventia dessa escadaria na janela. Visitem-na!