A escabiose é uma zoonose, isto é, uma doença contagiosa e que passa do animal para o ser humano e do ser humano para o animal. É provocada por ácaros microscópicos (Sarcoptes scabiei ou Notoedres cati) - primeira é a variedade canina e a segunda, felina - que vai fazendo túneis por sob a pele, - nas camadas mais profundas, para sermos exatos - daí o motivo do prurido (coceira). Em felinos o parasitamento é mais comum por ser o felino independente e andarilho. Infectado, o gato transmite para todos da casa seja outro gato, cachorro e até o ser humano. Os principais sintomas são coceira intensa e perda de pelos, além de ferimentos e, numa fase mais avançada, as crostas. O tratamento em animais é feito por loção, sarnicida ou ivermectina (injetável). Em seres humanos, o tratamento é também com ivermectina, porém em vários casos é acompanhado pela ebastina (ebastel). Há uma dosagem para cada peso. Portanto, o profissional de saúde é quem deve prescrever a medicação, pois há dermatoses (dermatopatias) que confundem o leigo. Tanto que na veterinária há que se fazer a raspagem de uma das áreas infectadas para se ter a certeza da contaminação pelo ácaro e cada infecção está em um nível de gravidade diferente. A dosagem que serviu para o animal do seu vizinho pode não dar para o seu ou ser superior, podendo vir a ser insuficiente, fortalecendo a colônia ou a causar efeito colateral. A escabiose (sarna) humana é causada também pela Sarcoptes scabiei, porém da variedade hominis, mas isso não deixa o ser humano livre da Sarcoptes scabiei.
Após a identificação, iniciam-se os tratamentos, mas devemos lembrar que há também os lugares onde os animais de estimação dormem. Esses também têm de ser higienizados.
Otodectes cynotis ou Sarna do ouvido
Aloja-se na orelha interna (ouvido) do animal e causa bastante irritação. Os principais sintomas são: cerúmen de cor achocolatada e/ou pontinhos escuros na região interna da orelha além de otite (ferimento) e dor.
Demodex gattoi ou gatti e Demodex cani, a Sarna demodécica
É conhecida por sarna vermelha, demodicose ou demodicicose. Todo o mnimal a tem, porém nem todos a desenviolve. Essa variedade espera uma redução de imunidade momentânea do animal para evoluir para uma infecção. Geralmente é localizada, podendo se espalhar pelo corpo (apenas uma evolução da localizada). Porém, esse tipo não é um zoonose, isto é, não há registro de infecção em humanos. O animal desenvolve a dermatite entre seus primeiros 6 (seis) meses de vida ou após os 5 (cinco) anos de idade devido à imunossupressão que acomete os canídeos a partir dessa idade. Porém nem todos. Apenas aqueles que têm uma falha genética. Esses animais que têm essa falha genética não devem ser utilizados para reprodução, sendo necessária, se possível, sua castração, pois é hereditário, isto é, passa de pai para filho.
De todas a variações de sarna, as Demodex são as únicas que não são zoonoses, isto é, não acomete o ser humano. Portanto fique atento ao comportamento do seu animal e leve-o regularmente ao médico veterinário. Lembre-se, animal não é uma bolinha de pelos, é uma vida e requer cuidados. Se não pode dar a dignidade que ele merece doe-o para quem pode. Animal requer carinho, amor e atenção, além, é claro, de saúde. Animal também sente a rejeição, o abandono e o maltrato, entristece, deixa de comer e pode até vir a morrer de desgosto. Conscientize-se e seja realmente humano!
Nenhum comentário:
Postar um comentário