domingo, 31 de março de 2013

Farça da Micareta de Santa Cruz

Desde o ano passado que a mídia de Santa Cruz divulga a MICARETA de lá dizendo que é a primeira MICARETA DO BRASIL. Pura mentira. A cidade de Garanhnus teve a primeira Micareta fora da Bahia e em 1991. Então como pode a Micareta de Santa Cruz ser a primeira Micareta do País se já há no Estado da Bahia há décadas? Segue abaixo um breve histórico das Micaretas para que você não se deixe levar por balelas.

Trajetória Histórica
Garanheta, micareta de Garanhuns PE

A Garanheta cuja origem do nome está na fusão das palavras Garanhuns e Micareta, é o carnaval fora de época da cidade de Garanhuns, inspirado na tradicional Micareta de Feira de Santana na Bahia. A festa, na realidade, é o nosso carnaval, pois, aqui não se realiza carnaval de época, já há algum tempo, transformando-se a cidade no período momesco em "Cidade Retiro".
O evento teve início em 1990 quando os amigos da "Confraria Clube da Esquina" lançaram a idéia e tiveram a ousadia de realizá-la, contando para tal, com o apoio da Prefeitura Municipal. Foi o primeiro carnaval fora de época realizada fora da Bahia, acontecendo em seguida a Micarande em Campina Grande, uma semana após.
Fato curioso é que a primeira Garanheta teve sua data de início marcada para o Sábado de aleluia daquele an o (1990, Sexta-feira Santa, após a meia-noite) quando um pequeno bloco intitulado "Biriteiros da Meia-Noite" abriu a festa, madrugada adentro, ao som do mini-trio elétrico "Energia" e da banda "Ratos de Cana" composta pelos amigos de Confraria". A decisão de iniciar a festa naquele dia e naquela hora gerou intensa polêmica na cidade, tendo a Igreja Católica assumido a frente dos protestos. Mas, o que teria levado os organizadores a marcar o início da festa naquele dia e naquela hora? É que, tradicionalmente acontecia na cidade, no sábado de Aleluia, um Baile Carnavalesco intitulado Micareme, de onde veio a idéia de começar a festa nos primeiros minutos do Sábado.
Apesar de todos os protestos a festa aconteceu e foi um sucesso. O único bloco (se é que se pode chamar de bloco) era "Os Biriteiros da Meia-Noite". Nas noites do sábado e domingo, a festa foi animada por um único trio, o pernambucano Asas da América, àquela época, a maior expressão em termos de trio elétrico no estado.
A Garanheta é um evento feito através de parceria entre o poder público municipal e a iniciativa privada, com a participação de diversos órgãos estaduais e municipais. À Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, cabe a organização, coordenação, divulgação a nível institucional e articulação das partes envolvidas e o merchandising das vias públicos.
À iniciativa privada, cabe a organização dos blocos e o patrocínio comercial interno dos blocos. Aos órgãos municipais e estaduais (secretarias municipais, concessionárias de serviços públicos, órgãos de segurança, etc.) cabe o apoio à realização do evento.
Seis meses antes da realização do evento, começa a movimentação por parte dos blocos que começam suas organizações internas e definição de atrações, além de iniciarem a venda dos "kits-fantasia" envolvendo para tanto os chamados "comissários" que são, na realidade, em sua maioria, estudantes que se dispõem a fazer o trabalho de venda, percebendo uma comissão pelo trabalho de venda, percebendo uma comissão pelo trabalho. Durante as semanas que antecedem o evento, uns grandes números de pessoas são incorporados, desde funcionários de empresas montadoras - responsáveis pela montagem da infra-estrutura física - equipes de segurança privada, equipes de coordenação, taxistas, trabalhadores dos setores de hóteis, bares e restaurantes e a economia informal, representada principalmente pelos vendedores ambulantes. São milhares de pessoas envolvidas

Fonte : CarnAxE in Guaranhuns

www.carnaxe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário