quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Astrônomos acompanham formação de planeta

Astrônomos observaram pela primeira vez a alimentação de um planeta que está nascendo a cerca de 450 anos-luz da Terra, um jovem gigante estelar nutrido por enormes fluxos de gás.
Graças aos telescópios da ALMA, o maior projeto astronômico terrestre, localizada no deserto de Atacama, no Chile, os pesquisadores foram capazes de observar este momento crucial, uma primeira prova científica que confirma a teoria do nascimento de gigantes de gás.
Os astrônomos do Observatório Europeu Austral (ESO) estudam uma jovem estrela, chamada "HD 142527", que é rodeada por um disco enorme de gás e poeira cósmica, os restos de nuvem da qual se originou.
Este disco está dividido em duas partes distintas, separados por uma grande abertura. O disco interno parte da estrela e se estende a uma distância equivalente à órbita de Saturno ao redor do Sol, enquanto o disco externo começa 14 vezes mais longe.
Segundo os teóricos, os planetas gigantes crescem absorvendo os fluxos externos de gás do disco e formam pontes em todo o espaço vazio no disco.
"Os astrônomos haviam previsto a existência desses fluxos, mas esta é a primeira vez que fomos capazes de observar" diretamente, explica em um comunicado da ESO Simon Casassus (Universidade do Chile), o chefe do estudo.
Usando a rede de antenas submilimétricas da ALMA, que opera em comprimentos de onda insensíveis à luz de "HD 142527", Simon Casassus e sua equipe foram capazes de analisar de perto o gás e poeira cósmica localizado próximo a estrela.

Fonte:AFP
Foto de M. Kornmesser/ESO/AFP

sábado, 26 de janeiro de 2013

Caruaru segue o exemplo de Recife e implanta Direito dos Animais

O Secretário-Executivo dos Direitos dos Animais do Recife, Rodrigo Vidal, esteve ontem (22), com o prefeito José Queiroz (PDT) para estimular a criação de um órgão municipal voltado para a defesa animal na prefeitura de Caruaru. Queiroz entusiasmou-se com a perspectiva e decidiu criar um Departamento dos Direitos dos Animais ligado à Secretaria de Saúde.
“Tal decisão deve ser muito festejada por toda a sociedade, pois representa um salto civilizatório rumo ao reconhecimento dos direitos dos animais, tal como efetivou no Recife o prefeito Geraldo Julio”, comemorou o secretário Rodrigo Vidal, após a reunião. “Nossa Secretaria quer servir à expansão da defesa animal por meio de políticas públicas e da união com a sociedade” enfatizou o secretário Rodrigo Vidal, que colocou-se à disposição da Prefeitura de Caruaru e também de outras cidades para ajudar no que for preciso.
No Recife, a decisão tomada pelo prefeito Geraldo Julio de criar uma secretaria-executiva voltada para a defesa dos direitos dos animais foi bastante comemorada pelas entidades ligadas à causa. Entre as prioridades da pasta estão a construção de um hospital veterinário e a implantação do Samu Animal, ambos voltados para o atendimento de bichos de estimação de pessoas de baixa renda.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Nascentes do Rio Mundaú

Como todas as nascentes do Rio Mundaú esta nascente é esquecida gestão após gestão. Até hoje nenhum prefeito que olhasse para as nescentes de águas de nossa cidade. Há a fonte do Pau Amarelo e próximo a ela há um pequeno córrego por perto do qual passei há cerca de 8 anos atrás e nem sei se este ainda existe. Esse córrego nascia em um também pequeno terreno à direita da estrada que desce direto do Pau-Pombo – após uma chácara, cruzava essa estrada, hoje já deve ser uma rua devido ao Loteamento Manoel Camelo, e ia em direção ao leito do Mundaú. Totalmente desmatado o terreno não oferecia segurança para a continuidade da nascente e ninguém socorria aque-la fonte agonizante.
    Mas voltando ao caso da Capitão Thomaz Maia digo que deveria haver um projeto de um parque temático construído de forma a preservar sem contaminação esta tão importante nascente do Rio Mundaú. Talvez um parque de dicersões ou um local para piquenique, ou até mesmo para passear nos finais de semana ou ainda, quem sabe tudo isso junto? Unamos a isso uma pista de cooper ou de ciclismo. Poderíamos até juntar esses últimos ao projeto do Parque Mundaú. Izaías, pense nisso!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Chegou a hora de ir além!






        Dia de mudança. Dia de e da esperança. Dia de sonhar. Só pode-mos definir assim o dia 1º de janeiro de 2013. Sob a expectativa de dias melhores, o público vai à Avenida Santo Antônio, mais precisamente à fren-te do Palácio Celso Gal-vão para prestigiar a posse daquele senhor outrora negociante de balas em seu modesto carrinho de confeito, depois comerciante numa loja de sapatos, posterior-mente homem de lei, a saber, deputado estadual e agora nosso prefeito, Izaías Régis Neto assumir seu lugar de direito.
    Nos olhos da população presente um brilho diferente. Até mesmo nos olhos dos que nele não votaram. Para nossa surpresa Quirino, que tem tradicionalmente como ídolo o Zé da Luz se fez presente e vibrou com a posse do senhor Izaías Régis.
    Com a suíça per-nambucana nas mãos, Izaías tem pela frente um grande desafio: o de pôr Garanhuns denovo no rumo certo. Pôr nossa cidade no caminho do desenvolvimento.
    Após assinar e receber a autoridade de prefeito, o agora Excelen-tíssimo senhor prefeito  Izaías Régis Neto discursa para os seus admirado-res, sejam eles seus eleitores ou não e diz que quer fazer a maior administração da história de Garanhuns. Humilde-mente pede à imprensa que incentive o bairrismo – o que foi um dos pontos positivos de seu discurso. Logo depois ele lança o pico de seu discurso quando diz que os servidores terão hora para assumir suas funções, mas não terão hora para irem para suas casas. Diz ainda que servidor público que não serve à população não serve para ser servidor público. Pouco antes de dizer isso, Izaías, agora nosso prefeito olha para a Banda Manoel Rabelo e decreta seu primeiro ato dizendo que não mais se chamará aquela banda por Banda Manoel Rabelo, mas sim Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo e que aqueles profissionais que ali estavam a tocar para aquele respeitável público estaria em breve a ensinar música nas escolas públicas do município.
    Povo empolgado. Até mesmo aqueles que não votaram nele demonstraram confiança naquele homem de origem humilde, oriundo de uma cidade pacata, a saber, Terezinha.
    Vamos lá, povo! Avante, Izaías, para fazer realmente desta cidade marcada pelo marasmo  das administrações pífias e relapsas e parada no tempo a cidade que a gente realmente quer! Boa sorte ao nosso povo!
Sonhar não custa nada!